A NUNISA Consultor Lda, participou no Mozambique CEO SUMMIT

A NUNISA Consultor Lda, participou no Mozambique CEO SUMMIT. No SUMMIT foram abordados os seguintes temas:

  1. O Papel e desafio dos CEOS em Moçambique.
  2. Conteúdo Local em Moçambique.
  3. Vencendo através das pessoas em tempos de incertezas.
  4. Empreendedorismo feminino.
  5. Mentalidade digital e reputação do CEO.
  6. Turismo e desenvolvimento Rural. e
  7. Desafios das Micro, Pequenas e Médias Empresas Moçambicanas.

Brilhante iniciativa. Parabéns aos organizadores

Assinatura do Memorando de Entendimento

Assinatura do Memorando de Entendimento

Associação de Pequenas e Medias Empresas em Moçambique vai reforçar a liquidez de cerca de 600 microempresas em Moçambique no contexto do memorando assinado, hoje, em Maputo, entre a APME, NUNISA e AMSCO.De acordo com o Presidente da APME, o sector das micro e pequenas empresas representa cerca de 98 por cento das empresas moçambicanas.

A NUNISA Consultor Lda em parceria com o Conselho Municipal de Pemba e a USAID, realizaram a campanha de Limpeza e reazlizacao de Debates com jovens dos Bairros de PaquiteQute, Natite, Ingonane e Cariaco, Para tal: 

a.     Para cada bairro foram selecionados 20 jovens (mulheres, homens e IDPs), de modo a fazerem parte do Comité de Gestão de Resíduos. Os Comités de Gestão de Resíduos foram constituídos (Eleição de Órgãos Sociais); foi elaborado um Estatuto de Funcionamento; foram treinados em Cooperativismo, Separação de Resíduos e para tal foi contractado um especialista da MOZENVIORMENT, instituição responsável pela gestão de resíduos em Afungi-Palma. Os Comités trabalham em colaboração estrita com as secretarias dos Bairros. Está em processo de assinatura de Memorandos de Entendimentos com os principais compradores dos resíduos.

b.     Para a formação em Gestão de Resíduos para além dos membros dos Comités participaram também 4 Técnicos do Conselho Municipal de Pemba da vereação de Saneamento do Meio Ambiente.

c.     Na componente de Limpeza, foram feitos seleção e mapeamento dos locais nos Bairros de Paquitequete, Ingonane, Natite e Cariaco. Para a seleção dos locais para a realização da campanha de limpeza foi estabelecido com o seguinte critério: Local de maior visibilidade; Local que seja um desafio em termos de limpeza para o bairro; Local que possa beneficiar maior número possível da população do bairro. O evento teve a seguinte participação: Dia 5 de Dezembro de 2020 no Bairro de Natite numa extensão de 1.6km da vala de drenagem que vai desde mercado Banguia à Praia. Participaram 270 pessoas (210 mulheres). Participaram organizações como GVC e AIFO.  Dia 6 de Dezembro de 2020 foi no Bairro de Cariaco e participaram 75 pessoas das quais 41 mulheres. Dia 8 de Dezembro de 2020 foi realizado no Bairro de PaquiteQuete a campanha na lixeira da ponte e participaram 41 pessoas das quais 29 mulheres. Dia 12 de Dezembro foi realizada a campanha de limpeza na vala de drenagem que vai desde mercado Central à Praia, e participaram no evento 59 mulheres e 33 homens.

d.     Seguiu-se a fase realização de debates, para tal foi elaborada uma estratégia que incluía as componentes de: Metodologia para a realização do mesmo, os Temas e todo o modelo de prevenção contra o COVID-19. E tendo a COVID-19 como um dos aspectos da actualidade foi definido locais abertos – (Alugadas tendas para o efeito), distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos, álcool gel e controlo de temperatura. Igualmente foram desenhadas os Layouts. Todos os documentos foram devidamente aprovados pelo DAI/USAID/OTI. Ainda para a realização dos debates foram contactadas instituições especificas que tem a vocação de promoção da juventude, nomeadamente: – Município de Pemba; Direção Provincial de Trabalho, Justiça–Departamento da Juventude; Direção Provincial de geologia (Recursos Minerais); Instituto Nacional de Formação Profissional e Emprego; Direção Provincial de Educação – Departamento da Juventude; Conselho Provincial da Juventude; Conselho Distrital da Juventude. Foram também contractados 5 jovens da EILJ para a moderação dos debates e 2 jovens IDPs (uma de Mueda e outra de Quissanga) para serviços de protocolo. Foram igualmente envolvidos jovens de Associação dos Estudantes Finalistas Universitários e Jovens da Rádio Sem Fronteira. Para fazer a cobertura do evento foram convidadas as seguintes instituições de comunicação social: Televisão de Moçambique; Sua Televisão; Rádio Moçambique; Rádio Sem Fronteira; Rádio Zumbo.

Debates Sobre o Acesso ao Finaciamento

Preparação para a realização de Debate

Para a realização do Debate foi elaborada uma estratégia que incluía as componentes de: Metodologia para a realização do mesmo, os Temas e todo o modelo de prevenção contra o COVID-19. E tendo o cOVID-19 como um dos epicentros foi definido locais abertos – (Alugadas tendas para o efeito), distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos, álcool gel e controlo de temperatura.

Igualmente foram desenhadas os Layouts. Todos os documentos foram devidamente aprovados pelo DAI/USAID/OTI

Ainda para a realização dos Debates foram contactadas instituições especificas que tem a vocação de promoção da juventude, nomeadamente: – Município de Pemba; Direção Provincial de Trabalho, Justiça – Departamento da Juventude; Direção Provincial de geologia (Recursos Minerais); Instituto Nacional de Formação Profissional e Emprego; Direção Provincial de Educação – Departamento da Juventude; Conselho Provincial da Juventude; Conselho Distrital da Juventude.

Foram também contractados 5 jovens da EILJ para a moderação dos debates e 2 jovens IDPs (uma de Mueda e outra de Quissanga) para a serviços de protocolo.

Foram igualmente envolvidos jovens de Associação dos Estudantes Finalistas Universitários e Jovens da Radio Sem Fronteira.

Para fazer a cobertura do evento foram convidadas as seguintes medias: Televisão de Moçambique; Sua Televisão; Radio Moçambique; Radio Sem Fronteira; Radio Zumbo